AUDITORIA

fundo auditoria_-01

AUDITORIAS INTERNAS E SISTEMAS DE GESTÃO (1ªPARTE)

Objetivo

  • Avaliar a conformidade das políticas e procedimentos implementados com os requisitos normativos;
  • Monitorizar o desempenho da organização tendo em conta as características específicas da Organização e nos diversos locais;
  • Identificar ações que promovam a melhoria contínua;
  • Preparar a organização para as auditorias externas (de clientes ou das entidades certificadoras).

AUDITORIA A FORNECEDORES (2ª PARTE)

Objetivo

Verificar, no local (fábrica, local de (des)carga, etc.), se o fornecedor cumpre todos os requisitos necessários. Denominam-se “de 2.ª Parte”, pois são auditorias levadas a cabo em nome da empresa cliente.

Nestas auditorias são avaliadas áreas operacionais e de suporte ao negócio como:

  • Organização e qualificação dos recursos humanos;
  • Cumprimento da legislação relativa ao produto/embalagem do país importador;
  • Gestão e controlo da qualidade;
  • Política ambiental;
  • Localização e acessos às instalações;
  • Conceção e desenvolvimento do produto;
  • Compras;
  • Aprovisionamento;
  • Receção de matérias-primas;
  • Produção e acondicionamento do produto final;
  • Condições do trabalho (segurança, higiene, limpeza);
  • Expedição e tratamento de reclamações.

AUDITORIA DE CONTROLA DA PRODUÇÃO

Objetivo

Realizar um diagnóstico do cenário atual dos serviços e recomendar Planos de Ação para corrigir os pontos de fracos encontrados e que podem causar risco à qualidade do serviço/ produto ou interrupção dos serviços/produtos.


AUDITORIAS PARA VERIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE LEGAL

Objetivo

Avaliação do grau de cumprimento dos requisitos legais aplicáveis à organização/ atividade e recomendar planos de ação para corrigir eventuais situações que podem causar risco à atividade.